Um sistema de alarme é um conjunto de equipamentos que tem por finalidade informar a violação do perímetro protegido, através de sinal sonoro ou visual. É um dos meios mais eficientes para enibir e prevenir acesso não autorizado, seja no interior ou detectar incêndios, situações de perigo, etc.
Os sistemas de alarmes são indispensáveis em qualquer residência ou empresa. Eles funcionam bloqueando zonas estratégicas da construção através de sensores de detecção. Uma vez registrado um sinal de invasão, eles podem acionar um ou mais número telefônicos pré programados, sirenes e luzes ou até mesmo uma central de monitoramento 24 horas.
A ISO SEG instala, configura sistemas de alarme, utilizando equipamentos de qualidade. Para que sua residência ou empreendimento esteja protegido de qualquer invasão e arrombamento.
Veja um exemplo de pontos para instalação dos equipamentos do sistema de alarme.
Alguns itens que compões o Sistema de Alarme
Central de Alarmes:é o cérebro de todo o sistema de alarme. Proteger um ou vários locais e ainda informar o local exato que ocorreu o evento através das zonas ou setores. A central recebe as informações dos sensores,disparando a sirene em caso de violação. Pode também acionar luzes e discar para números de telefone avisando sobre a ocorrência. deve ser instalada em local de difício acesso e ser conectada à linha telefônica e energia elétrica.
Teclado: Permite o arme e o desarme do sistema de alarme; pânicos de coação, assalto, emergência médica, controle geral de todo o sistema de segurança.
Discador Telefônico: Dispositivo que em caso de disparo comunica o cliente que seu estabelecimento sofreu tentativa de arrombamento.
Sensores de Movimento ou Infravermelho Passivo: Detecta movimentos e também variações de temperatura. São ligados na central e têm como função, informar a mesma o estado do setor, se houve ou não violação do perímetro protegido ou alguma ocorrencia.
Sensor Infravermelho Ativo: Responsavel por emitir feixes infravermelhos entre dois pontos lineares, que ao serem interrompidos, acionam o alarme. Os mais seguros são os de feixes duplo.
Sirene: Responsavel por emitir sinal sonoro, com finalidade de enibir a invasão do local protegido e também informar qualquer ocorrência. Pode também ser substituida por sinal luminoso.
Botão de Pânico: Papel muito especial para o momento de uma invasão onde é feita uma rendição do proprietário ou das pessoas que estão nos estabelecimentos.
Sensores Magnéticos: são responsaveis por detectar a abertura de uma porta ou janela. Existem modelos com fio e sem fio.
Fonte de Alimentação: É responsavel pelo bom funcionamento do sistema, devendo manter carregada a bateria e alimentar todos os sensores.
Baterias: É imprescindível no sistema de alarme, tendo como principal funçãoevitar oscilações da rede elétrica, mantendo o sistema funcionando na falta de energia e fornecer corrente para o disparo da sirene.